Páginas

quarta-feira, 30 de julho de 2014

Planejando o Grande Dia! | 12 meses antes

Olá pessoal, tudo bem?


Hoje vou falar um pouquinho mais sobre a parte do planejamento do meu casamento, bem como fornecer algumas dicas que me foram muito úteis.
Estava inclusive falando com uma noiva muito querida que me pediu algumas orientações sobre detalhes. Eu disse pra ela que, os detalhes são muitos e que primeiro resolvemos o principal, depois os detalhes porque eles nunca acabam!! Sério, independente do tempo que você tiver, sempre vai aparecer mais um detalhe pra você adicionar, algo novo, legal e que parece necessário! Vamos lá?


Um site que sempre gosto de recomendar é O Nosso Casamento . O site é de Portugal, mas da pra entender tudo direitinho e ele é muito legal. Vale a pena conferir!! Lá tem uma planilha que vou seguir aqui pra falar sobre como ficou tudo resolvido.


12 meses ou mais de antecedencia:


Comecem a decidir que tipo de casamento pretendem: civil, formal, numa praia, ou no jardim da avó.


Gente, isso é muito importante. resolva o estilo do seu casamento. Vai ser só civil com um almoço depois? Vai ser uma festa simples ou vai ser num salão grande e luxuoso? Sem saber o que você quer fica dificil resolver qualquer outra coisa que vem adiante.

No meu caso, eu sabia que minha festa não seria pequena. Mas queria que fosse aconchegante, que fosse durante o dia, num lugar aberto. O resto dependeria disso!


Marque ou tente marcar uma data para o dia do casamento.

O próximo passo é a data. Vocês tem alguma data pré-definida ou muito especial pra vocês? Se não tem, existe alguma época do ano que vocês preferem? Preferem escolher de acordo com um prazo para os preparativos? De acordo com o local? Vai do gosto dos noivos. Mas sem data fica quase tudo impossível : orçamentos, disponibilidade de profissionais, tudo depende da bendita data!

No meu caso escolhemos a data em função do local. Queria um lugar específico que atendesse nossas expectativas e escolhemos a data disponível. Felizmente depois apareceram muitos benefícios e eu não me arrependi nem por um segundo!
Sabia que também tem data para NÃO casar?? Clique aqui pra conferir!

Determine o orçamento e quem vai contribuir para ele.


Resumindo, você precisa definir um teto, o limite de seus gastos e também quem vai pagar o que. Isso inclui Família da Noiva, do Noivo, e os Noivos em si. Porque acredite, é muito fácil gastar muito dinheiro num casamento. Uma dica de como as contas são tradicionalmente divididas você encontra aqui.


Crie uma pasta para documentos

Gente isso é imprescindível. Você precisa de uma pasta e de preferência um caderno também. Ou talvez um fichário que já cumpre ambas as funções. Também é bom abrir uma pasta no seu computador para ir salvando idéias e sugestões, pois acredite, vão surgir muitas e você não vai se lembrar daquele site legal que você viu no dia que estava pesquisando vestido com a sua mãe e se você não salvar vai se arrepender. Mesmo que você exclua depois, vale a pena.
Você pode aproveitar essa dica para já entrar no clima de planejamento personalizando a pasta e o caderno.

No meu caso abri uma pasta física e outra virtual que foi especialmente útil para que os fornecedores entendessem o "tom" que eu queria dar a festa e a ideia que eu tinha de algo.

Inicie a lista de convidados

Gente, acho que a lista de convidados e o orçamento competem pra ser o momento mais tenso de tudo. Se prepare, pois é mesmo muito difícil como todos dizem. Mas fique tranquila porque passa. Sempre passa. Existem algumas dicas que facilitam a escolha entre uma festa pequena ou grande e também dicas de como reduzir a lista de convidados. Porque sem lista também é muito difícil prosseguir com a organização!

No meu caso reduzimos um pouco a lista inicial, mas minha festa ainda ficou grande do meu ponto de vista; tendo em média 350/400 convidados no total. E isso fez muita diferença.

Comece a pesquisar o local 

Com base no orçamento, lista de convidados e estilo do casamento que você já escolheu você deve começar a escolher o local do evento. 

Nessa etapa é importante que você leve tudo em consideração. Por exemplo: alguns lugares são mais fáceis de decorar e por isso servem melhor para um casal com orçamento mais apertado, mas pode ser uma limitação desagradável para alguém com um orçamento maior e idéias mais específicas ou se o local for muito grande e a quantidade de convidados não, você pode ter que reduzir o espaço utilizando algum tipo de divisória ou cortina e o barato pode sair caro, o contrário também é verdade, muitos convidados para pouco espaço causará um aperto incômodo e deselegante. 

É claro que não existe um local perfeito e temos sempre que abrir mão de alguma coisinha, mas o salão é uma escolha importante e vale a pena o esforço em pesquisar muuito pra encontrar o local que mais se adeque a você.

No meu caso a Estância Santa Helena serviu muito bem ao meu propósito. Forneceu um local aberto para a cerimônia e ao mesmo tempo um pavilhão mais fechado para a festa. A dona do local ficou muito empolgada com nossas ideias, participou e contribuiu para que tudo se aproximasse ao máximo do que sonhávamos. Não me arrependo por nem um segundo.

Pesquisem fornecedores: Florista, fotógrafo, DJ, vídeo, bufê, boleira, doceira , etc, etc, etc


Depois de ter definido o estilo, a data, o orçamento, a lista de convidados e local você pode começar a fazer a pesquisa de fornecedores. Não existe uma ordem específica em que esses fornecedores devem ser contratados pois não dependem um do outro. 

Certifique-se de que você se identifique com o fornecedor, afinal ele fará parte do seu grande dia e o entrosamento será primordial para garantir suas memórias felizes e prevenir desapontamentos. Por exemplo, se seu DJ for um chato que pensa que a festa é dele e não respeita seus gostos e preferencias, você pode acabar amargando uma pista de dança vazia. É o tipo de arrependimento que não vale a pena.

No meu caso contei com profissionais maravilhosos que contribuíram plenamente para que tudo acontecesse da melhor maneira possível.

Minha florista Sandra Decoradora era uma graça, nos ajudou a economizar e caprichou muito em tudo!!

Meu fotógrafo Fernando Lima também foi um querido; nos identificamos muito e isso fez toda a diferença, ele é o tipo de profissional que faz de tudo pelo bem dos noivos e dá 100% de si em cada momento.

Meu DJ Junior de Paula de Birigui, tocou ao vivo e depois atuou como DJ, respeitou nosso gosto e deixou que; mesmo de última hora; déssemos a nossa cara a este grande momento.

Meu vídeo foi feito pelo Silvério Cardelíquio e Equipe de Catanduva. Nos divertimos muito e o resultado foi ótimo!! Todos amaram o vídeo que passamos no casamento. O vídeo do casamento ainda não está pronto, mas assim que tiver um opinião concreta sobre esse situação eu faço um post sobre isso.

O Bufê foi do próprio local e todos os convidados foram só elogios.

Meu bolo foi feito na Bethinha's Trufas e estava uma delícia, o atendimento da Sra. Karina Almada foi excelente!

Meus doces foram feitos pelas meninas da Gina Bombonieri, que já eram amigas de longa data da família toda.

Clicando nos links vocês conferem o Facebook de cada fornecedor. Se tiver algum link quebrado me avisem, ok?

Convidem padrinhos, testemunhas ou convidados que terão alguma função de honra

Nessa etapa você deve escolher e convidar seus padrinhos, testemunhas, menina das alianças, daminhas, bridesmaids, enfim, qualquer pessoa que vá ter alguma participação no seu grande dia. É costumeiro entregar um presente ou lembrança a estas pessoas no ato do convite ou no dia da festa. 

No meu caso só me lembrei disso mais tarde, portanto todos receberam suas lembranças no dia do casamento.  Meus padrinhos receberam uma caixa de madeira com vinho e taças personalizados. Minha menina das alianças; que foi minha irmã; ganhou um brinquedo e minhas bridesmaids ganharam um kit personalizado que foi by Lê Bottaro.

Ta achando muita coisa? Fiquem preparadas noivinhas pois aqui listei apenas os preparativos que devem ser tomados com um ano ou mais de antecedência, no próximo post vamos listar o que deve ser feito de 9 a 11 meses antes do grande dia! 

Bjss de Princesa!  

Nenhum comentário:

Postar um comentário