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sexta-feira, 8 de agosto de 2014

Planejando o Grande Dia! | 6 a 8 meses antes

Bom dia queridas, como vão?

Espero que estejam gostando dos posts da sequência "Planejando o Grade Dia"!
Nunca tive um Blog, então não tenho ideia de como meus posts estão, se estão longos demais, repetitivos, imagens de mais ou de menos, se os assuntos estão interessantes e claros... Gostaria muito de receber suas sugestões em forma de comentários ou e-mails. 
Meu e-mail é isabelechavesandrade@gmail.com e seria um prazer encontrar uma mensagem de algumas de vocês na minha caixa de entrada. Ainda nem acredito que tem alguém lendo meu Blog!

Bom, depois do #drama vamos seguir ao nosso post. Com 6 a 8 meses de distância de seu casamento tudo já deve estar mais concreto, contratos principais foram realizados e direções foram tomadas. Claro que isso não quer dizer que não existe mais nada para fazer, muito pelo contrário suas decisões anteriores criam novos pontos a serem considerados.


Com 6 a 8 meses de antecedência:


Marquem reuniões com a banda ou DJ e decidam quem vai atuar no casamento.

Escolher entre banda ou DJ não é uma tarefa fácil. As duas opções tem benefícios e tem pontos negativos também. Para não me delongar neste ponto gostaria de indicar o link do famigerado blog O Nosso Casamento (de Portugal).

Com sua decisão tomada é preciso fornecer uma diretriz do seu estilo para o profissional. Se você contratou uma banda provavelmente isso já esta meio resolvido porque as bandas geralmente já possuem um estilo e menores opções de variação do que um DJ. Se você contratou um DJ a gama de estilo que ele pode tocar é quase infinita e por isso é preciso uma conversa clara, franca e bem séria. Se o profissional insistir que o "estilo dele" deve ser tocado ou não quiser ouvir e respeitar suas orientações procure outro profissional! Sim, o DJ será um anfitrião muito importante da sua festa, ele tem a trilha sonora e um microfone na mão, se ele pensar que a festa é dele e que pode fazer o que quiser, isso pode ser um perigo. Portanto se você odeia funk, pagode, mpb, axé ou música eletrônica ele precisa saber e respeitar isso!


Meu DJ foi um querido, cara de bom moço e educação a altura. Respeitou muito o que eu desejava e levou a festa numa boa sempre sentindo o ânimo e a preferencia dos convidados para manter a festa animada.  O importante é que eu confiava plenamente nele e não me arrependi!

Eu e o Murilo dando uma de DJ!




Decidam que tipo de presentes gostariam de receber e façam as listas de casamento nas lojas que pretendem.



A lista de a casamento é algo que pode ser uma delícia ou uma tortura. Se você fizer a lista logo, vai ser um sonho. Super divertido e tranquilo, mas tentar encaixar essa tarefa "não tão essencial" na sua agenda super lotada as vésperas do casamento, isso pode se tornar um peso, uma obrigação e dai toda a graça pode ir por água abaixo.Existem também muitos casais que já tem casa montada e por isso fazer uma lista de presentes convencional pode não ser uma boa pedida. Felizmente hoje a indústria de casamento é tão grande e tão aquecida que existem opções para todo tipo de situação e neste caso os noivos podem optar por pedir aos convidados cotas de lua de mel, presentes que tem seu valor convertido em dinheiro, e até doações para uma instituição de caridade escolhida pelos noivos! Tudo vai depender da situação e desejo dos noivos. O que você pode imaginar, você pode fazer! 


Minha lista foi feita na Havan. Eu e o noivo gostávamos muito da loja e ela funciona em horário de shopping - o que inclui finais de semanas, feriados e nas noites de semana até as 22h. A escolha foi ótima porque a loja é muito completa e ainda da um bônus de 5% de presente para os noivos. Foi uma escolha certeira e que não me arrependo. Fazer a lista foi super divertido! Imaginar que aquelas coisas poderiam estar na nossa casa dali uns meses fazendo parte da nossa vida era uma sensação muito boa!



Finalizem a lista de convidados.

A lista de convidados causa suspiros em mim até hoje. Provavelmente é o momento mais tenso de todos. Se existe uma hora que dá vontade de desistir de tudo é na hora de finalizar a tal da lista. Por isso não procrastine, faça isso logo! A lista de convidados parece ter vida própria, você tira e tira gente e ela continua aumentando. Sempre aparece alguém que você esqueceu, alguém com quem você criou uma boa amizade recentemente, gente que não tem vergonha de pedir pra ser convidado, sim, eu disse pedir. É complicado viu...


Eu já mencionei que meu casamento foi relativamente grande, mas mesmo assim deixar ele daquele tamanho não foi tarefa fácil. Provavelmente ainda deve ter alguém magoado por não ter sido convidado, mas, sempre tem dessas coisas. Não tive maiores problemas com nenhum convidado, mas esse é um assunto que deve ser pensado. Tem algum parente que bebe demais, ou algum amigo que tem a tendência de querer aparecer de maneiras nada agradáveis? Sim, até nisso temos de pensar. Existem muitas considerações a serem feitas sobre isso, talvez esse assunto mereça um post próprio. De qualquer forma aguardem ao menos uma linkagem sobre esse assunto em breve.




Marquem a lua-de-mel, destinos populares durante a época alta poderão ter de ser marcados com muita antecedência.



Com 09 a 11 meses de antecedência você já pesquisou opções de destinos disponíveis e apropriados para a data. Agora chegou o momento de iniciar os preparativos. Com destino escolhido, procure por acomodações e passeios no local. Vale lembrar que para evitar dores de cabeça com dívidas futuras é bom que o destino também se encaixe no seu orçamento. Alguns lugares tendem a ter preços mais salgados para tudo, enquanto outros já são bem mais econômicos. Afinal, mesmo com passagens e hotel pagos, você ainda terá gastos com alimentação, passeios, transporte, etc.

 



Se o local da recepção não tem materiais, como tenda, cadeiras, mesas ou talheres, o ideal será reservarem desde já todo o equipamento necessário.


Com o local definido e contratado é preciso verificar tudo o que ele oferece e o que não oferece. Essa verificação é muito importante para você garantir que recebeu por tudo o que pagou e também para providenciar itens necessários não-inclusos no contrato. Alguns salões não oferecem cadeiras, mesas e tendas no pacote mas disponibilizam os itens para locação a parte, essa opção é bastante pratica, mas nem sempre a mais barata. Pesquise, pesquise, pesquise! Assim mesmo que decida pela praticidade de alugar tudo do próprio salão terá mais informações para tentar negociar os valores.


No meu caso contratei o salão e o buffet do próprio local, por isso eles ofereceram todos os itens que precisávamos e até alguns outros opcionais. Isso foi muito bom porque os itens já estavam inclusos e não precisamos nos preocupar com pagamentos extras nem com devoluções de materiais e afins. Dependendo da situação esse aspecto pode ser até um fator decisivo na hora da escolha do local!



Determine a decoração floral dos locais e dê as linhas orientadoras à florista.


Indispensáveis as flores são o toque "natural" da decoração e junto com iluminação, toalhas de mesa, porta-guardanapos e afins compõe a decoração de um ambiente que pode ser como você desejar. Colorido e alegre, romântico e delicado, vintage, moderno, existem inúmeras opções de decoração para atender a todos os gostos... e bolsos também! Sim, as flores são um fator indispensável... e caro! Por isso, se você deseja economizar é importante pesquisar as flores da estação que devem estar com preço mais em conta na época do casamento e consultar opções disponíveis para enxugar o orçamento.  Se você está afim de por a mão na massa aproveite e confira aqui esse combo do Casando sem Grana com tutoriais e ideias para economizar com flores no casamento!

Nós percebemos que as flores pesam bastante no orçamento e reduzimos seu uso ao estritamente necessário e substituímos arranjos naturais com vasos com velas e rendas, pomanders com flores artificiais que nós mesmo fizemos e tudo mais que foi possível. Funcionou! Ficou tudo diferente e muito bonito, e claro mais barato!




Façam algumas provas de comida e decidam-se por uma empresa de bufê.


Você já pesquisou os preços, agora chegou a hora de provar a comida, testar o serviço e decidir o que vale a pena escolher. Vale pagar mais por um serviço melhor? Alguma das opções oferece itens a mais ou diferenciados? Uma opção mais em conta é tão boa quanto as outras? Quais os benefícios de cada escolha? Chegou a hora de pesar tudo isso e tomar sua decisão.




Encomendem os convites,entreguem para impressão ou mandem faze-los à mão, caso assim o desejem.


Com o modelo desejado em mente, finalize a arte, confira todos os detalhes como nomes, endereços, horários e solicitem a impressão. Caso seu convite precise de envelope este também deve ser solicitado! Não se esqueça de decidir como vai identificar o convite de cada pessoa. A caligrafia deve combinar com o modelo do convite, por isso valem letras em dourado, impressas, tags e o que mais surgir de ideia!




Façam uma consulta de rotina, marquem análises ao sangue e exames físicos que considerem pertinentes. Não se esqueçam de ver se necessitam de vacinas obrigatórias para viajarem para o local onde vão passar a lua-de-mel.



Com o grande dia chegando não se esqueça de cuidar de você! Marque uma consulta com seu médico regular e faça um check-up completo. Também não se esqueça de fazer os testes referentes a compatibilidade sanguínea e doenças transmissíveis. Não adie esse passo, você precisa de ao menos seis meses para cuidar de qualquer imprevisto que apareça com os exames. Também é claro, não se esqueça de checar se suas vacinas regulares estão em dia e tomar as vacinas solicitadas para sua lua-de-mel (caso necessário).




No mínimo 3 meses antes, dirija-se ao Cartório do Registo Civil, dando assim início ao processo de casamento.






É claro que você quer que seu casamento aconteça de verdade e por isso você precisa marcar a data do casamento no cartório local. Caso desejem fazer um acordo pré-nupcial vocês devem se informar no próprio cartórios sobre os procedimentos para dar entrada no acordo. Quanto a data e horário do casamento em si o ideal é que seja se não no dia em si, no máximo no dia anterior a festa.




Enviem os pré-convites aos convidados, especialmente aos que moram fora e têm de planejar uma viagem para estarem presentes no casamento.




O chamado pré-convite ou "Save the Date" é um pequeno aviso anterior ao convite propriamente dito. Ele é opcional e muito menos formal podendo até mesmo ser enviado via e-mail com uma foto dos noivos.

Ta curtindo?

Já já tem mais!
Bjs

   









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