Páginas

segunda-feira, 15 de setembro de 2014

Reflexão | Quem foi que disse?

Olá Meninas!

No post Reflexão de hoje vou falar de um assunto que deveria ser leve mas se tornou algo sério: beleza. No post Reflexão | Você se cuida?  falei sobre como é preciso encontrar um meio termo entre cuidar de si mesma e depender de fatores externos para se sentir bem consigo mesma. Mas tenho visto algumas coisas que me deixaram preocupada...

Um tempo atrás as meninas do Girls With Style começaram a divulgar a campanha #terçasemmake onde o objetivo era postar uma foto sua sem maquiagem e se sentir bem com isso. Mas, porque deveria ser difícil? Depois começou a onda do StopTheBeautyMadness ( Pare a Loucura de Beleza) que vinha com um conceito um pouco mais profundo sobre como o estereótipo de beleza tem deixado as pessoas afetadas e como isso precisa parar! Como vocês podem ver aqui muitas blogueiras famosas aderiram a onda e postaram suas fotos sem maquiagem em sinal de "protesto". Sou fã de um blog chamado Just Lia e vi um post sobre o assunto, mas confesso que não tinha levado isso tudo muito a sério, porque pra ser sincera, pra mim a luta é passar maquiagem, é me preocupar um pouco mais sobre minha aparência como já contei aqui  e simplesmente não conseguia imaginar como alguém poderia surtar por um assunto como esse. Mas quando vi um vídeo da Lia em que ela fez um desabafo eu acho que caiu minha ficha e percebi o tamanho do problema.

A pergunta é: quem foi que disse que ser bonita é ser como a moça da revista? Quem foi que disse que a gente deve ligar pro que a mídia promove? Quem foi que disse que você é melhor ou pior por causa do cabelo? Quem foi que disse que não basta ser legal e inteligente se você não for "bonita"e quem foi que disse que você não é bonita? Quem disse pra essas pessoas maldosas que elas sabem de alguma coisa? A verdade é que quem disse FOI VOCÊ!

Isso mesmo! Bem, talvez não você de modo pessoal, mas no geral a culpa é sua, e também é minha e da vizinha. Porque é a gente que escolhe ligar pra toda essa besteira. É a gente que resolve querer ser como a moça da revista, que é bonita sim, assim como você! Fomos nós que entregamos de bandeja o poder que a mídia tem de nos influenciar. Eu não quero parecer insensível, mas isso precisa mudar. E só vai mudar se nós fizermos essa mudança. Desculpa, mas chorar não adianta. Ninguém gosta de ser chamado de feio. É normal ficar triste, mas a mídia é uma ciência e enquanto você chora porque alguém disse que você é feia eles ficam calculando os lucros da "beleza" da vez. Porque se a gente parar pra pensar tudo um dia já foi "bonito" né? Na antiguidade ser gordinha era bonito, era atraente, depois foi a cintura fina, e da-lhe espartilho, dai veio a magreza, o "vão" entre as pernas, e o cabelo liso, depois cacheado, loiro, curto, longo... já percebeu que a lista não acaba? Então me conta: quem disse que alguém pode dizer o que é bonito?

Se você for numa galeria de arte e falar que alguma coisa é feia, você pode acabar ouvindo um sermão sobre como aquilo é maravilhoso de alguma forma. Sabe porque? Porque isso é uma questão de gosto! Porque você tem o direito de não gostar, mas precisa respeitar o direito do outro de discordar de você. Você tem o direito de ter um opinião, mas não tem o direito de ser maldosa. Quem estabelece padrão de beleza pra arte? Tem gente ganhando prêmio por ter colocado uma privada num lugar diferente. E tem gente que gosta e tudo bem!! Porque beleza tem que ser diferente? Você pode achar os olhos azuis de alguém lindos, e ela pode gostar do seu cabelo enrolado que você tanto odeia... Beleza é na verdade uma questão muito pessoal. E deveria continuar assim. Você é feliz? Você é bonita por dentro também? Então pronto!! Porque vou te contar, pra ser "bonito" por fora tem muita propaganda, recurso, método, procedimento, mas pra ser bonita por dentro...pra isso ninguém faz propaganda. Porque ser bonita por dentro não dá lucro, e sabe o que mais? Quando você é bonita por dentro você é bonita pra sempre! De forma indiscutível... E quando você é bonita por dentro você sabe.

Por hoje é só.
E ficamos sem figuras porque o que vai valer aqui é o que deve valer de verdade: o conteúdo!

Bjss

Isabele Andrade







Nenhum comentário:

Postar um comentário